Unidade textual
COESÃO E COERÊNCIA
INTRODUÇÃO
É comum escontrarmos textos sem coerência e coesão. São textos que iniciam com tema e começam com outro, mostrando falta de unidade e coerência. Além desse aspecto, apresentam falta de coesão, o que torna muitas vezes, os períodos ininteligíveis.
Nesse trabalho, abordaremos conceitos de coerência e coesão, mostrando a importância de cada mecanismos, como a leitura, a compreensão de textos, e também sua produção. A coesão trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação de eventos e a coerência aborda a relação lógica entre ideias, acontecimentos ou relações, manifestada em grande parte a nível macro textual, é o resultado da possibilidade de se estabelecer alguma forma de unidade ou relação entre os elementos do texto.
A coesão pode auxiliar no estabelecimento da coerência, embora às vezes, a coesão nem sempre se manifeste explicitamente através de marcas lingüísticas, o que faz concluir que pode haver textos coerentes mesmo que não tenham coesão explícita.
COERÊNCIA E COESÃO TEXTUAL
A coerência textual é a relaçao lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar, o assunto abordado tem que se manter intacto, sem que haja distorções, facilitando, assim, o entendimento da mensagem. Já a coesão é a união íntima das partes de um todo, ou seja, é a conexão, harmonia, ligaçao entre os elementos de um texto. Isso acontece quando palavras, parágrafos e frases estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro no texto.
A má pontuaçao pode interferir na coerência do texto. Por isso é indispesável conhecer bem a utilizaçao das vígulas, ponto-vírgulas, ponto final e outras pontuaçoes. Para um texto ser coerente, é necessário que todas as ideias se amarrem textualmente, formando uma unidade que se prende ao título e ao tema. Os assuntos discutidos devem ser concordantes e articulados conforme a