Produção textual em lingua portuguesa Unidade 1
“A força do livro está no seu poder protéico, em ser voz, volume ou signo virtual, ou tudo de uma vez, para brotar de uma só pessoa ou encarnar, por si só, toda uma cultura.”
Resposta Selecionada:
b.
A força do livro reside na sua capacidade de encarnar muitas formas de comunicação.
Resposta Correta:
c.
A força do livro se vincula à sua capacidade de comunicar a visão de mundo de uma cultura.
Feedback da resposta: "A força do livro se vincula à sua capacidade de comunicar a visão de mundo de uma cultura" é a alternativa correta, pois utiliza uma série de adjetivos complexos, o que caracteriza a linguagem escrita, para se referir à contribuição que a leitura de um livro traz para mostrar o que uma cultura tem a revelar, mesmo que o livro seja virtual.
A poesia concreta mostra, na prática, como a relação entre as linguagens verbal e não-verbal cria significado. Leia o texto introdutório e analise o poema-soneto de Avelino de Araújo para escolher a alternativa adequada.
(...) Assim, em nome de uma intuição artística dotada de princípios claros e inteligentes, de grandes possibilidades de desenvolvimento prático", o ideal plástico do Ruptura privilegiava a organização do espaço, a estruturação das formas e da cores, desvinculadas de conteúdos extra -pictóricos. O que interessava ao artista concreto, como observou o crítico Mário Pedrosa, era a "[...] exteriorização precisa da própria visualidade, uma objetividade formal que aspira o momento em que a própria mão poderá ser substituída na confecção do quadro". Do mesmo modo que a poesia concreta se afastava de suportes semânticos e