Aplicações de rochas na engenharia civil
Obras Civis
Rochas
Rocha é um corpo sólido natural, resultante de um processo geológico determinado, formado por agregados de um ou mais minerais, arranjados segundo as condições de temperatura e pressão existentes durante sua formação.
As rochas de acordo com seu modo de formação, constituem três grandes grupos: ígnea, sedimentares e metamórficas.
Rochas
Estes grupos rochosos se interrelacionam , evidenciando o caráter cíclico e dinâmico da formação das rochas.
Ciclo das Rochas
Rochas Magmáticas ou Ígneas
Tal como o nome indica, estas rochas forma-se a partir da cristalização de um magma, podendo também ser designadas por ígneas. O ambiente em que se formam as rochas magmáticas é caracterizado por temperaturas muito elevadas, o que permite a existência de materiais rochosos em fusão
(magma).
Rochas Magmáticas ou Ígneas
O
magma gera-se a grandes profundidades, durante a sua ascensão pode estacionar em câmaras magmáticas onde vai arrefecendo, este arrefecimento se processa de uma forma lenta ou rápida, as rochas que se vão formar apresentam características texturais diferentes.
Rochas Magmáticas ou Ígneas
As principais formas de ocorrência das rochas ígneas na crosta terrestre são:
- batólitos: massa ígnea de grande volume, abrangendo área de afloramento em superfície superior a 100 km2.
- dique: resulta do preenchimento de fraturas nas rochas da crosta terrestre pelo magma em ascensão. A espessura pode variar de centímetros à centenas de metros.
Rochas Magmáticas ou Ígneas
- still: corpo ígneo de forma tabular, concordante em relação às rochas encaixantes. Apresenta-se em camada de marcante uniformidade e espessura devido à introdução de magma entre planos de estratificação de depósitos sedimentares.
Também é conhecido por soleira.
Rochas Magmáticas ou Ígneas
- lacólitos: são corpos ígneos com a forma de um cogumelo, constituem corpos pequeno