Aplicação e Metodologia do Fluxo Contínuo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar o que é o fluxo contínuo e como ele é constituído, buscando atribuir conhecimento a disciplina de Planejamento e Organização Industrial, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Regional de Blumenau - FURB. A metodologia passada neste trabalho teve a aplicação em uma empresa, na qual os gerentes verificaram alguns problemas e resolveram criar uma célula de fluxo contínuo. Tendo o objetivo aumentar a produtividade, otimização dos recursos e reduzir os custos. Analisar criticamente através da implementação dos processos os pontos fortes e fracos. Porém os resultados dependem de cada tipo de empresa.
Palavras Chave: Fluxo Contínuo, Produtividade, Resultados.
1 Introdução
Nos dias atuais onde o mercado está cada vez mais competitivo e ao mesmo tempo globalizado,as empresas buscam por aspectos que podem aumentar a produtividade, a qualidade do produto, diminuição do tempo e consequentemente tenham redução de custos.
Com este propósito o método do fluxo contínuo foi desenvolvido para fazer a produção fluir continuamente, ou seja, os itens de uma produção são processados e movidos diretamente de um processo ao próximo, sendo uma peça por vez. Sendo o principal objetivo alcançar as metas propostas de acordo com a demanda estabelecida.
Este método trás bons resultados, mas devem ser analisadas as características de cada empresa a qual for implementado.
2 Desenvolvimento
A produção enxuta busca por uma forma de redução de custos através da aplicação de um fluxo de valores enxuto da matéria prima e de todo o processo. Sendo assim analisar e mapear o fluxo como um todo (e não em pequenas ilhas isoladas de produção) torna o processo mais produtivo.
O método do fluxo contínuo busca transformar a linha de produção em apenas uma única célula, sendo desde a entrada da matéria prima, até a mercadoria chegar ao cliente. Ou seja, “o fluxo contínuo significa produzir uma peça de cada