Matemática Financeira /Amortização
Amortização é um processo que extingue dívidas através de pagamentos periódicos, é a extinção de uma dívida através da quitação da mesma. Na amortização, cada prestação é uma parte do valor total, incluindo os juros e o saldo devedor restante. Amortização é um temo muito utilizado em contabilidade, administração financeira e matemática. A amortização traduz-se pela soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor.
A amortização também está presente na área da contabilidade, que é o processo que torna inatingível os ativos classificados na conta do balanço patrimonial, e pode ser relacionado também com a depreciação, que é a redução dos valores dos bens, a medida que são utilizados.
Dentro da amortização, estão incluídos o prazo, que o tempo necessário para o pagamento de todas as parcelas, as parcelas de amortização, que é o valor devolvido periodicamente e as prestações, que é a soma da amortização, com o acréscimo de juros e impostos.
Existem vários sistemas de amortização, os mais conhecidos é o Sistema Francês, também chamado de tabela Price, que é quando os pagamentos são iguais durante todo o período, o sistema de amortização americano, que é quando o pagamento é realizado no final, e o sistema de amortização constante e misto.
Existem alguns termos que são usados no meio economico/financeiro em relação à amortização que é interessante conhecer. São eles:
Credor ou mutuante: É a pessoa que mutua, ou seja, que cede o empréstimo.
Devedor ou mutuário: É aquele que recebe alguma coisa por empréstimo.
Taxa de juros: É a taxa acordada entre as partes. É sempre calculada sobre o saldo devedor, também é chamada de custo do dinheiro.
Período de carência: Corresponde ao período compreendido entre o prazo de utilização e o pagamento da primeira amortização.
Prazo de utilização: Corresponde ao intervalo de tempo durante o qual o empréstimo é transferido do credor para o devedor.
Prazo de amortização: É o intervalo de tempo