Price
uvb
Aula Nº 7 – Planos de Amortização
Objetivos desta Aula
Os sistemas de amortização são métodos de cálculo que abrangem os juros, o prazo, a prestação mensal acertados em contrato e definem qual a prestação mensal e que parcela dessa prestação abaterá aos poucos a dívida. O objetivo desta aula é mostrar a forma de calcular as prestações em cada sistema de amortização e o valor dos juros e da amortização contidos na prestação. Tenha uma ótima aula!
Introdução
Com o desenvolvimento econômico, toda relação econômica passou a ter um componente financeiro como parte da negociação de bens e serviços, determinando o surgimento de dívidas. A Matemática Financeira trata o pagamento dessas dívidas, principalmente no médio e longo prazo, pelos sistemas de amortização de empréstimos, envolvendo desembolsos periódicos do principal e encargos financeiros. Os contratos firmados entre credor e devedor ou mutuário estabelecem as condições de se amortizar a dívida contraída. Nos financiamentos imobiliários, alguns sistemas de amortização desapareceram e, mais tarde, voltaram a ser usuais, como é o caso do Sistema de Amortização Constante (SAC). A capitalização composta está presente em todos os sistemas de concessão de crédito.
Faculdade On-Line UVB
Matemática Financeira
58
Aula 07 - Planos de Amortização
Anotações do Aluno
uvb
Além do SAC, hoje, os dois outros modos de cálculo mais usados em financiamentos imobiliários novos são a Tabela Price e o Sistema de Amortização Crescente (SACRE).
1. Sistema de Amortização Constante
No Sistema de Amortização Constante (SAC), as amortizações do saldo devedor são constantes, mas as prestações iniciais são mais altas, uma parcela fixa da prestação vai abatendo o que você deve e, sobre o saldo, cada vez menor, são aplicados os juros. Isso faz com que o valor pago a título de juros e, afinal, as próprias prestações sejam decrescentes ao longo do tempo. Saldo Período devedor Amortização 0