sistema price
A presente pesquisa aborda o sistema francês de amortização, conhecido no Brasil como Tabela Price, sistema usado em amortização de empréstimos onde a sua principal característica é apresentar prestações ou parcelas iguais, é o sistema de amortização mais utilizado no mundo. Esse sistema foi criado em 1771 por Richard Price.
Tem como objetivo mostrar o método que foi idealizado para ser utilizado nos cálculos de pensões e aposentadoria, entretanto, foi a partir da 2ª revolução industrial que sua metodologia de cálculo passou a ser usado para a amortização de empréstimos de veículos e imóveis.
Contudo surgiu no sistema jurídico nacional uma questão bastante polêmica: a discussão da validade, da legalidade de utilização da Tabela Price ou Sistema de Amortização Francês para diversos tipos de operações de crédito a serem quitados por uma série de pagamentos iguais e sucessivos. O principal argumento é que a Tabela Price contempla juros compostos, juros sobre juros, o que seria vetado por lei. No entanto, muitas afirmativas sobre a capitalização de juros na Tabela Price falha pela falta de conhecimento matemático, o que torna grande parte das contestações mero exercício de semântica.
Como será visto a estrutura matemática da Tabela Price, parece incorporar a capitalização de juros. Entretanto, uma análise mais detalhada mostra que isto não ocorre.
Outro ponto importante é a confusão entre os termos capitalização de juros e contagem de juros sobre juros. Neste trabalho, partiremos da premissa que o significado de ambos é o mesmo, embora em sentido estrito, não sejam.
PRICE
Os sistemas de amortização são desenvolvidos basicamente para operações de empréstimos e financiamentos de longo prazo, envolvendo desembolsos periódicos do principal e encargos financeiros.
Segundo as práticas habituais, os empréstimos classificam-se em: de curto, de médio e de longo prazo.
O sistema Price de amortização (ou Tabela Price) representa uma