Sistema de Amortezi o
1732 palavras
7 páginas
Sistema de AmorteziçãoO que é Sitema Price?
É um sistema de financiamento que se tornou muito popular no mundo. Muitos o chamam de Tabela Price.
Sistema Price: prestações fixas, juros decrescentes e amortizações crescentes.
Exemplo: No pagamento de um empréstimo em seis prestações fixas e iguais, no primeniro mês, a parcela dos juros é bem grande. A da amortização, embora pequena, já devolve uma parte do capital ao banco.
No mês seguinte, os juros vão incidir sobre um saldo um pouco menor. Vai sobrar dinheiro para pagar uma amortização maior. No terceiro mês, os juros incidirão sobre uma dívida menor ainda, sobrando mais dinheiro para a amortização.
No último mês, quase todo o valor da prestação será usado para amortizar o capital já que a parcela dos juros será bem pequena.
Em outras palavras: em um sistema de prestações fixas (Tabela Price), os juros são declinantes e a amortização é crescente.
O que é SAC?
É um sistema de financiamento onde as prestações são diferentes. Entretanto, a parte que se destina a amortizar o Capital é constante. Em outras palavras, enquanto na Tabela Price as prestações são iguais, no SAC, elas são diferentes. Mas, no SAC, as amortizações são iguais.
No SAC, as prestações são decrescentes, o que pode dar mais tranquilidade ao devedor.
O que é SACRE?
No Brasil, alguns financiamentos usam o Sistema SACRE (Sistema de Amortização Crescente) que possui características do SAC (Sistema de Amortização Constante) e do Sistema Price. Periodicamente, há um ajuste pela Taxa Referencial de Juros (TR) que ocupou o lugar da correção monetária em muitos contratos imobiliários.
O que é melhor: Sistema Sacre?
Em financiamentos imobiliários no Brasil, foi feita uma mudança radical no Sistema Price. Devido às altas taxas de inflação, foram adotados indexadores ou juros variáveis como a TR, por exemplo, para reajustar as prestações e o saldo devedor. Assim, a filosofia do Sistema Price (ter prestações fixas) foi mudada. Se o cliente tiver reajustes