RELAT RIO DE GERAL SEPARA O DE MISTURAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
SEPARAÇÃO DE MISTURAS
LUIZ HENRIQUE PEREIRA DA COSTA
NICKOLLY BUKKYO VIEIRA SERAFIM
THAYNÁ DIAS SANT’ANNA
FRANCIELY MARIA
RECIFE
PERNAMBUCO - BRASIL
2015
SUMÁRIO
1. RESUMO 3
2. INTRODUÇÃO 3
3. OBJETIVO DO TRABALHO 3
4. MATERIAIS E MÉTODOS 4
4.1. MATERIAL UTILIZADO 4
4.2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 5
5.1. RENDIMENTO DO PROCESSO 7
5.2. PORCENTAGEM DOS COMPONENTES NA AMOSTRA 7
6. CONCLUSÃO 8
1. RESUMO
Nesse trabalho foram abordados apenas os aspectos mais diretos e as técnicas de laboratório mais comuns envolvidas na separação de misturas, ao qual foram realizadas as técnicas de sublimação, filtração e a evaporação. O experimento proposto tem uma duração prevista de duas horas de atividades em laboratório, com baixo grau de risco.
2. INTRODUÇÃO
A matéria prima utilizada na fabricação dos produtos industrializados que utilizamos no nosso dia-a-dia é extraída da natureza. Porém, nem sempre esta matéria prima está no grau de pureza ideal para o processo industrial sendo necessária a separação dos componentes de interesse e a remoção das impurezas.
Para isso, devemos observar as propriedades físicas das substâncias envolvidas na mistura identificando uma característica que torne a substância de interesse muito diferente das demais para então escolhermos a técnica adequada para a sua purificação.
As técnicas de separação de misturas vão desde as mais simples como a catação, até as mais completas como a destilação fracionada e a cromatografia. Neste experimento utilizamos a sublimação, filtração, evaporação.
Na sublimação um sólido é aquecido de forma que passe para a fase gasosa sem passar pela fase líquida. Enquanto a filtração é a separação de sólidos e líquidos usando um filtro que permite a passagem apenas do líquido e a evaporação consiste no aquecimento da mistura para que o