Desporto Coletivo Voleibol
Para realizar com sucesso a grande variedade de habilidades motoras que se utiliza na vida diária, é preciso coordenar o funcionamento conjunto de vários músculos e articulações. A coordenação é a padronização dos movimentos do corpo e dos membros relativamente a padronização dos eventos e objetos do ambiente (TURVEY apud MAGILL,2005).
• Á medida que se pratica uma determinada habilidade, com o passar dessa prática vai tornandose mais habilidoso nos padrões de movimento dos membros e do corpo, e assim, tentando adaptar esse padrão a novos contextos ambientais
(MAGILL, 2005).
• As capacidades coordenativas são de grande importância na pratica de qualquer modalidade esportiva, elas estão agregadas á função de harmonização dos processos parciais do movimento, que tendo em vista o objetivo da ação, permitem que este seja alcançado com o menor gasto energético possível (REGA, SOARES e BOJIKIAN, 2008).
Objetivo Geral
• O objetivo do estudo foi mensurar o nível de coordenação motora de crianças de 9 a 10 anos e
11 meses, de duas escolas publicas do município de
Santo Ângelo.
Objetivo especifico
• A grande importância de desenvolver as capacidades coordenativas, através do esporte, promovendo aperfeiçoamento do mesmo.
Coordenação Motora x Voleibol
• Nesta relação á vivência de atividades que possibilitem aprimorar as capacidades coordenativas no período ideal (dos sete anos ate a puberdade) é significativa para a criança na aprendizagem dos movimentos específicos do voleibol.
Entendendo a coordenação e sua importância no Voleibol escolar
Nesta perspectiva, Bojikian (2002) menciona que a capacidade de antecipação e reação, aspectos perceptivos, noções espaço-temporal como elementos essenciais para solucionar as tarefas –problema apresentadas na pratica do jogo de voleibol. E esta capacidade de resolver situações-problema em um jogo é muito dependente das