Aplicação de uma nova receita para adolescentes diabeticos
Dizer que uma criança na idade escolar com faixa etária de 6 a 10 anos tem diabetes é informar que ela tem uma grande quantidade de açúcar no sangue acima do que seria normalmente esperado. Este excesso de açúcar e as alterações hormonais que o acompanham, costumam agredir os vasos sanguíneos e alguns dos principais órgãos do corpo humano.(1)
Para melhor entender, a glicose que é retirada dos alimentos, produz a energia necessária para sobrevivermos, esta glicose necessita de insulina, um hormônio fabricado no pâncreas, para facilitar sua entrada nas células. Porém no caso de pacientes que possuem diabetes, o organismo não produz ou não processa insulina de forma adequada e por este motivo a glicose não chega na célula.(1)
Parte desta glicose é eliminada na urina e o restante vai se acumulando no sangue, tornando-se tóxica e podendo levar a uma série de consequência.(1)
As fibras solúveis são de maior importância para o diabético, pois podem retardar a absorção de glicose, reduzir a concentração de glicose no sangue, aumentar a sensibilidade à insulina, provocar sensação de saciedade. Elas são encontradas em frutas, hortaliças, leguminosas, sementes, aveia, farelo de aveia e etc.(2)
Sendo assim foi escolhido o feijão, que é um alimento fonte de fibras como recheio da preparação a ser desenvolvida, juntamente com o chocolate diet destinados à dietas especiais, com restrição de algum nutriente como açúcares.(2)
O chocolate é um alimento muito bem aceito, não só na páscoa, mas durante todo o ano. No chocolate diet o açúcar é substituído pelo adoçante no caso será adicionado a Sucralose.
O Chocolate Diet é composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol e sacarina (usados em substituição do açúcar) e vanilina. O chocolate diet é sempre nobre já que não pode ser misturado com óleos e gorduras. Apesar de não ter açúcar em sua composição, eles são altamente calóricos. O chocolate dietético, em geral, é vendido em barras. Podem-se criar