TRABALHO DA UBS E POSTO DE SA DE
Bárbara Blacutt
Camila Célia
Cristiane da Conceição
Letícia
Juliana Maria
Maria José
Rejane Pedersoli
Wilma Rosângela
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE – UBS E POSTO DE SAÚDE
Belo Horizonte – MG 2014
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS
INTRODUÇÃO
Os programas de Saúde Mental na UBS e no PSF são baseados nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), na Reforma Psiquiátrica Brasileira; na assistência; inserção social e controle social.
A Atenção Básica à Saúde é desenvolvida pelas equipes de Atenção Básica (equipes de saúde da família ESF- e outras modalidades de equipes de atenção básica), pelos Núcleos de Apoio as equipes de Saúde da Família (NASF), pelas equipes dos Consultórios na Rua, das de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa) e unidades ambulatoriais, as quais podem ser nomeadas por: Posto de Saúde, Policlínica, Centro Municipal de Saúde e UBS. Todas estes dispositivos de saúde realizam a atenção de uma população específica que está em um território definido. Assumem, portanto, a responsabilidade sanitária e o cuidado destas pessoas, e trabalham considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações. A diferença entre elas tem a ver com maior número de especialidades que oferecem à população. Há ainda os Caps que são fundamentais para atenção à saúde mental na rede básica.
As equipes utilizam tecnologias de cuidado complexas e de baixa densidade (ou seja, mais conhecimento e pouco equipamento), que devem auxiliar no manejo das demandas e necessidades de saúde de maior frequência e relevância em seu território. Observam critérios de risco, vulnerabilidades, resiliência e o imperativo ético, em que se deve acolher toda demanda, necessidade de saúde ou sofrimento mental.
A Atenção Básica deve ser o contato preferencial dos usuários com o Sistema Único de Saúde, uma vez que é a principal porta de entrada das redes de atenção à saúde. Orienta-se