Agronomia
Gestão integrada da qualidade em UBS
Carlos Antonio da Costa Tillmann (UNISC) tillmann@unisc.br
Leopoldo Baudet (UFPel) lbaudet@ufpel.edu.br
Débora Chapon Galli (UNISC) deboragalli@uol.com.br
Resumo: O presente trabalho objetivou propor uma metodologia específica para implantação de um sistema integrado de gestão da qualidade em unidades de beneficiamento sementes
(UBS). O referencial teórico teve a pretensão de oferecer subsídios à metodologia proposta, possibilitando conhecimento e compreensão para aplicação das técnicas, ferramentas, métodos e sistemas disponíveis, orientando para a auto-implantação da gestão dos processos do beneficiamento de sementes, envolvendo uma etapa de procedimentos preliminares e específicos, a qual considera os módulos de gestão de: instalações, máquinas, equipamentos e instrumentos; de pessoas; de processos; sócioambiental e de clientes, configurando-se finalmente na elaboração do manual da qualidade. A implantação da gestão integrada da qualidade permite identificar e minimizar os gargalos que afetam o processo e, conseqüentemente o produto final, considerando os fatores tecnológicos, desenvolvimento de pessoal, gerenciamento, produção e produtividade, logística de distribuição e os quesitos sócioambientais pertinentes a uma UBS.
Palavras-chave: Empresa de Sementes; Gestão de Qualidade; Agronegócio.
1. Introdução
A importância do setor sementeiro é abordada por Previero (2001), que destaca a produção, beneficiamento e comercialização de sementes como processos dinâmicos que têm mobilizado consideravelmente a agricultura. Especificamente nas UBS a qualidade do produto final depende do planejamento e manutenção das instalações e equipamentos, da implementação de procedimentos operacionais (FIGURA 1), bem como de práticas efetivas de gestão.
RECEPÇÃO
ACONDICIONAMENTO
PRÉ-LIMPEZA
SECAGEM
LIMPEZA
CLASSIFICAÇÃO
TRATAMENTO
ARMAZENAMENTO