Metodologia
O presente trabalho apresenta um programa de educação ambiental que visa conscientizar a população sobre os impactos causados pela criação de animais silvestres, mantidos ilegalmente na posse das pessoas, como se animais domésticos fossem. Primeiramente, busca-se salientar a importância desses animais e evidenciar as diferenças existentes entre os silvestres e animais domésticos, esclarecendo os problemas decorrentes da retirada ilegal destes animais da fauna, da venda ilegal dos mesmos, da manutenção e criação indiscriminada.
O tema discorrido tem como objetivo principal instaurar uma nova forma de agir com relação à fauna, demonstrando que a responsabilidade para com o assunto é dever de todos, e a conscientização será consequência de um processo de educação ambiental que possa ser desenvolvido nas escolas, mesmo sem estar presente de forma regular nos currículos escolares, partindo de iniciativas de professores de Ciências.
INTRODUÇÃO
“Cada animal tem direito ao respeito. O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar outros animais ou explorá-los, violando este direito. Ele tem o dever de colocar sua consciência a serviço de outros animais. Cada animal tem o direito à consideração, à cura e à proteção do homem. "
(Art.2º da Declaração Universal dos Direitos dos Animais)
Com o intuito de satisfazer suas necessidades econômicas, sociais e culturais, o homem vem a muitos anos transformando o meio em que vive, tornando o espaço natural em que está inserido objeto de suas ações. Tais transformações, com o passar dos anos, afetam negativamente o meio ambiente; agindo de maneira indiscriminada e buscando a expansão das cidades o homem explora e destrói o meio ambiente.
Em meio a tanta ganância a fauna silvestre tornou-se vitima. O habitat natural de muitas espécies vem sendo devastado com o avanço do homem sobre as matas, não bastasse tal