Tendencia da personalidade
Em Psicologia diz-se para designar certos instintos, certos impulsos do homem, especialmente na medida em que esses instintos ou impulsos são conscientemente experimentados no comportamento que determinam.
Desenvolvimento
Tendência é a base psicológica de um personagem. Ela é algo natural, intrínseco à cada um, que representa o instinto lapidado pela experiência pessoal do personagem. Cada pessoa já nasce pré-determinada (seja pela configuração genética ou pelas forças básicas elementais (leia-se configuração dos neurônios, que pode ser afetada pelo corpo hospedeiro (mãe) ou por fatores adversos como por exemplo a força da gravidade). À partir do nascimento o personagem começa a interagir com o mundo, e essa interação pode suprimir ou estimular sua tendência. Uma criança que sente prazer ao bater em outra pessoa pode ser estimulada (quando alguém o acha "engraçadinho" batendo ou qualquer outra atitude que não reprima o agressor) ou reprimida (mandado para o cantinho da disciplina, advertido ou qualquer outra atitude eficaz de disciplina).
A partir da conscientização da pessoa ela tentará reagir de uma mesma forma. Conforme são dadas respostas ao seu comportamento, essas atitudes podem mudar. Quanto maior a experiência passada pela pessoa, mais cristalizado será este comportamento. Alguém que foi pego e "disciplinado" roubando na primeira vez que tentou pode nunca mais tentar roubar, agora alguém que foi pego roubando uma vez, mas que já roubou outras quinhentas vezes provavelmente verá um "custo x benefício" melhor em continuar roubando. Isso nos indica que a tendência pode mudar sim, mas é um procedimento que normalmente é traumático e muitas vezes demorado. Grandes mudanças neste procedimento podem desencadear sérios problemas mentais (que normalmente desembocam em problemas sociais). A tendência é classificada em dois grupos, Organização e Natureza:
Organização
Analisa o grau de organização da pessoa. Quanto mais alguém se esforça para