Diabetes
Será abordado neste trabalho um dos temas que é bastante polêmico a Diabetes. A Diabetes Millitus é uma doença cuja principal característica é o aumento de açúcar no sangue.
Há dois tipos de diabetes, o tipo 1, que representa 10% dos diabéticos resultado de um processo autoimune, esse tipo se manifesta principalmente em crianças e adolescentes. Nela, o pâncreas do indivíduo produz pouca insulina ou nenhuma, pois as células betas, que são as que produzem a insulina, são destruídas de uma forma irreversível e é necessário receber injeções diárias de insulina. Deve-se controlar a insulina, a alimentação e fazer exercícios.
E o tipo 2, que representa 90% dos casos e está ligado ao estilo de vida. Também aparece em crianças e jovens, mas é mais comum depois dos 30 anos, em pessoas obesas e pessoas idosas. Neste tipo o pâncreas continua a produzir a insulina, mas neste caso é o organismo que se torna resistente aos seus efeitos. O tipo II é comum também para quem tem casos na família. Uma informação que é importante citar é que mais de 80% dos diabéticos tipo 2 tem sobrepeso ou obesidade. No Brasil, 40% da população tem sobrepeso e 10 a 15% tem obesidade e grande maioria destes sofrem de diabetes.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é apresentar as causas e consequências da Diabete, a doença que torna o Brasil o quinto país com maior número absoluto de diabéticos no mundo. Como também apresentar maneiras de como trata-la.
Mostrar como o governo se preocupa com a expansão desta doença em nosso país e de como o mesmo cria projetos e incentiva os portadores ao tratamento. No Brasil, temos políticas para o desenvolvimento de programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças com o objetivo de mudar o modelo assistencial vigente no sistema de saúde, público e privado, para a melhoria da qualidade de vida da população. Neste trabalho será mostrado como essa política pode ser benéfica para a vida das pessoas.