Aplicação de planos de ação numa padaria de pequeno porte
Adricia Fonsêca Mendes (UFERSA) adricia.fonseca@hotmail.com
LeonardoHenrique Nobre Pinto (UFERSA) leonardohnpinto@hotmail.com
Mário Sérgio Leite (UFERSA) msleite100@gmail.com
Samuel Camilo de Oliveira Pinto (UFERSA) samuel_camilo123@hotmail.com
Thiago Marques Ferreira (UFERSA) thiagomfdb@gmail.com
1. Introdução
Alguns dados setoriais demonstram a relevância do setor de panificação no Brasil. De acordo com a ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação), o setor de padarias no Brasil representa um faturamento ao redor de R$ 20 bilhões, sendo responsável pela geração de 550 mil empregos diretos. O objetivo deste trabalho é a possibilidade de contato com uma situação real de trabalho a fim de conhecer, analisar e propor soluções para um funcionamento mais eficiente de uma panificadora familiar localizada no oeste potiguar.
2. Descrição da empresa
A Panificadora São João é uma microempresa (96,3% das panificadoras no Brasil são de pequeno e médio porte) foi fundada em 2005; está localizada na rua Neide Pinheiro de Paula, n°115, bairro Aeroporto 2.
No início sua estrutura física era composta basicamente pelo setor que continha o forno e o setor de vendas. Tendo o dono como padeiro e esposa e irmã como caixas.
Atualmente a panificadora possui 7 funcionários, todos familiares e conta com uma variada gama de produtos que inclui doces, salgados, pães e bebidas.
Sua produção diária é de 2500 pães franceses, 800 pastéis, 30 bolos de diversos sabores, 150 queijadas, dentre outros produtos.
A estrutura física é constituída basicamente por três setores, são eles: o do forno, da produção e das vendas. No setor de produção existem 4 linhas de produtos: pães tradicionais, pães especiais, confeitaria e salgados. Quanto à jornada de trabalho, a qual é de 8 horas, é dividida em duas etapas: a primeira ocorre de 6:00 às 10:00 e a segunda etapa ocorre de 14:00 às 18:00. No domingo