Aplicação de Lógica Fuzzy
INTRODUÇÃO
A sociedade está cada vez mais dependente do sistema elétrico de potência o que torna cada vez mais urgente a necessidade de aperfeiçoar a confiabilidade e a segurança do mesmo.
Logo, por se um dos equipamentos de maior importância do sistema elétrico de potência e ter elevado custo, o transformador de potência requer manutenção e cuidados especiais.
O bom funcionamento desse equipamento é essencialmente influenciado pelas propriedades dos materiais isolantes empregados, que devem manter suas características dielétricas durante o seu tempo de operação.
O sistema de isolamento do transformador é constituído basicamente por um liquido o óleo mineral isolante (OMI) e uma isolação sólida, o papel isolante elétrico. Danos na isolação resultam na degradação destes dielétricos e, consequentemente, na geração de gases combustíveis cujas quantidades individuais podem indicar o tipo de falha e a gravidade do problema. Logo, para garantir o bom funcionamento do transformador torna-se essencial criar mecanismos que permitam acompanhar o estado operativo destes equipamentos.
Ao conhecer o estado de funcionamento de cada equipamento é possível determinar as suas necessidades de manutenção e a época em que ela deve ocorrer.
Atualmente a técnica mais aceita e conhecida de manutenção preditiva aplicada a transformadores é a análise de gases dissolvidos (DGA), devido a simplicidade no procedimento de coleta, o baixo custo dos testes e a possibilidade de se diagnosticar vários tipos de problemas.
Embora apresente resultados confiáveis, a cromatografia traz alguns inconvenientes que impossibilita a definição de diagnósticos para todas as situações.
Buscando contornar essas limitações há muitas pesquisas com desenvolvimento de técnicas para análise de gases por intermédio de inteligência artificial. Neste trabalho o foco foi mantido em torno da aplicação de um sistema especialista fuzzy para diagnóstico de transformadores de potência.
OBJETIVO GERAL