Lógica Fuzzy
Diogo Rodrigues de Souza
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Campus Araranguá – SC – Brasil diogo_rsouza@hotmail.com Resumo - Este artigo mostra um estudo realizado sobre a Lógica Fuzzy, mostrando inicialmente um breve histórico e mostrando como a mesma funciona, após esclarecer o que é a lógica fuzzy citamos uma aplicação real para melhor entendimento, onde é empregado técnicas Fuzzy para controlar a movimentação de um agente em um ambiente virtual de jogos.
Introdução
Usamos, no cotidiano, conceitos subjetivos para classificar ou considerar certas situações, como:
Siga em frente "alguns metros";
O dia está "parcialmente" nublado;
Preciso perder "alguns" quilos para ficar "bem";
Estamos com uma moeda "estável";
Os termos entre aspas são "fuzzy" no sentido que envolvem imprecisão e são conceitos vagos. O conceito "fuzzy" pode ser entendido como uma situação onde não podemos responder simplesmente "Sim" ou "Não". Mesmo conhecendo as informações necessárias sobre a situação, dizer algo entre "sim" e "não" como, por exemplo, "talvez", "quase", se torna mais apropriado.
Considere, por exemplo, informações como "homens altos", "dias quentes" ou "vento forte". Nada existe que determine exatamente qual a "altura" , "temperatura" ou "velocidade" que podemos considerar como limites para tais informações. Se considerarmos como alto todos os homens com mais de 1,90m, então um homem com 1,88m não seria "alto" e sim "quase alto". Tomando como exemplo a frase a seguir:
Embora o transformador esteja um pouco carregado, podemos utilizá-lo por um tempo.
Nessa frase existem dois termos (um pouco e um tempo) bastante subjetivos e difíceis de representar. Para um especialista que esteja conversando com outro especialista, o entendimento seria normal; no entanto, durante o processo de aquisição, fica bastante complicado para o engenheiro de conhecimento entender e representar esse tipo de conhecimento. Dessa forma, uma maneira