Aplicação de evaporadores industriais
A operação unitária de evaporação é utilizada para concentrar soluções em um grande número de processos:
Concentração de sucos;
Produção de açúcar;
Produção de leite condensado e leite em pó;
Produção de café solúvel;
Produção de pasta de tomate;
Separação do hexano do óleo de soja;
Purificação de óleos vegetais;
Dessalinização da água do mar;
Concentração do licor negro na indústria de papel e celulose;
Produção de hidróxido de sódio;
Produção de nitrato de amônio;
Produção de cloreto de cálcio.
Instrumentação e automação de evaporadores na produção de açúcar
Controle de nível da caixa de caldo clarificado Esse controle consiste em medir o nível da caixa de caldo clarificado, abrindo uma válvula on/off de água quente, caso o nível chegar a um nível crítico muito baixo. Esse controle é importante para não faltar líquido para os evaporadores, o que poderia aquecer os tubos da calandra e parar a geração do Vapor Vegetal, que causaria falta de vapor para os cozedores e aquecedores.
Controle de temperatura do caldo Esse controle consiste em medir a temperatura do caldo antes da entrado no pré evaporador, e controlar a vazão de vapor para o aquecedor de caldo. Esse controle é importante, pois o caldo irá entrar no pré-evaporador perto de sua temperatura de ebulição, não prejudicando a eficiência do pré-evaporador.
Controle de nível dos pré-evaporadores Esse controle consiste em medir e controlar o nível de caldo para garantir a máxima eficiência do pré-evaporador. Nível alto no pré-evaporador pode contaminar o Vapor Vegetal.
Controle de vazão e divisão do caldo para vários pré-evaporadores Esse controle consiste em medir a vazão de caldo para cada pré-evaporador, e distribuir a vazão proporcional para cada um, de modo que não falte caldo para nenhum pré-evaporador. A vazão geral de caldo é medida e feita uma relação para o controle individual de vazão para cada pré-evaporador.