Torre de resfriamento
Introdução
Torres de resfriamento e evaporação são métodos de Operações Unitárias. Uma tem o objetivo da concentração de uma solução, pela retirada de solvente, fazendo a solução entrar em ebulição. E outro consiste de um trocador de calor para aquecer a solução à ebulição e um separador do vapor formado pela fase líquida em ebulição. O produto de um evaporador é geralmente a solução concentrada.
Em muitos sistemas de refrigeração, ar condicionado e processos industriais geram-se calor que deve ser extraído e dissipado. Geralmente utiliza-se água como elemento de resfriamento. Uma torre de resfriamento é uma instalação para resfriamento de água através do contato com o ar atmosférico.
Os evaporadores estão em todos os sistemas de refrigeração e frigoríficos, equipamentos de ar condicionado e geladeiras . O seu design, tamanho e capacidade depende da aplicação e carga térmica de cada uso.
Em um evaporador o meio de aquecimento normalmente utilizado é o vapor d’água, que, ao passar pelo trocador, passa ao estado líquido cedendo o seu calor de condensação para a solução que então entra em ebulição.
Tipos de Torres de Resfriamento
Os métodos para expor a água à corrente de ar são numerosos, tendo cada um suas vantagens específicas que devem ser consideradas de acordo com a aplicação e o rendimento requerido em cada caso.
Uma primeira classificação pode ser feita em função da forma com que a água é distribuída para se obter um bom contato com o ar ascendente. Existem dois métodos básicos: estender a água em finas camadas sobre superfícies ou produzir gotas através do choque da água em sua queda.
Uma segunda classificação é a que se baseia no fluxo relativo entre as correntes de água e ar.
Torres de fluxo em contracorrente;
Torres de fluxo cruzado.
Comparação entre ambos os sistemas:
Nas torres de fluxo em contracorrente a água mais fria entra em contato com o ar mais seco alcançando a máxima eficiência;
Nas torres