APLICAÇÃO DAS CIÊNCIAS EXATAS NA CARREIRA AGRONÔMICA
1. Introdução 4
2. Desenvolvimento 5
2.1. Matemática 5
2.2. Química Geral 5
2.3. Física Aplicada 6
3. Metodologia 8
4. Conclusão 9
5. Referências bibliográficas 10
1. Introdução
Desde a pré-história, as técnicas de agronomia acompanham o homem e permitem que sua existência no planeta seja preservada. Ela foi fator fundamental para que o homem deixasse de ser nômade/caçador, para se tornar cultivador de alimentos. A princípio, o mais importante era produzir o máximo de alimentos possível. Depois, passou-se a observar, também, a qualidade do que era produzido. Por fim, hoje em dia, a necessidade global alia a preocupação com quantidade e qualidade. É grande o desafio de alimentar toda a população mundial que cresce em uma proporção geométrica e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. É nesse importante contexto que a profissão de engenheiro agrônomo se encontra.
O curso se baseia em biologia, química, matemática e física transitando por várias áreas de conhecimento. Porém, as disciplinas apresentadas neste estudo são a matemática, química e a fisica conhecidas como as ciências exatas. O estudo dessas disciplinas é fundamental para a compreensão das outras matérias que são mais específicas, ou seja, as ciências exatas são a base para a Engenharia Agronômica.
Todo o conhecimento obtido durante o curso de graduação habilita o engenheiro agrônomo atuar em institutos e órgãos de pesquisa em vários setores, como áreas técnicas, manejo de solo e animais, mecanização e agronegócios. Dentre suas funções, a principal é dar melhor condição de vida ao produtor e ao trabalhador rural, sempre respeitando a natureza.
2. Desenvolvimento
2.1 Matemática
Sua aplicabilidade na agronomia possibilita o cálculo da Matemática, economia, estatística, irrigação, hidráulica, espaçamento de plantio, quantidade de defensivos e fertilizantes e cálculos estruturais em edificações rurais.
Na profissão de engenheiro agrônomo a matemática é