Aplicação da teoria das relações humanas nas organizações
Resumo: O presente trabalho apresenta a importância da aplicação da Teoria das Relações Humanas na Administração de uma Organização, para que se possa atingir um resultado eficaz. Mostrando as principais formas de aplicação e o significado de sua aplicação, com teorias a respeito.
Palavras-chave: Aplicação de Humanas, Resultado Eficaz, Principais Aplicações, significado, teorias.
1. Introdução
A Teoria das Relações Humanas, também denominada Escola Humanística da Administração surgiu em meios da Experiência de Hawthorne. Oposição cerrada à teoria Clássica da Administração, anteriormente voltada para as tarefas e para a estrutura, também a uma filosofia empresarial, onde os métodos de trabalho e a tecnologia são pontos extremamente preocupantes. Daí então a Teoria das Relações Humanas surge com uma preocupação voltada para com as pessoas, com resultados significantes obtidos por Elton Mayo (considerado fundador da Escola Humanística da Administração), a partir da Experiência de Hawthorne, que era preocupada em corrigir a forte tendencia da exploração humana no trabalho, novos pontos são introduzidos ao ramo da Administração no sentido Humanístico: * A integração social, uma Administração mais democrática; * As necessidades psicológicas e sociais, novas formas de recompensas e sancões não-materiais; * O estudo de grupos informais e da organização formal; * Ênfase nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas; * A importancia do conteúdo dos cargos e tarefas para as pessoas.
A Experiência de Hawthorne traz muitas conclusões significativas, mas também críticas, pessoas passam a ser vistas como seres humanos e não como recursos técnicos (anulando a Teoria da Máquina), a organização Informal predomina, trazendo um efeito bom para a Organização, pois há enteresses comuns. O nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica dos empregados,