Teoria estruturalista
A origem da teoria estruturalista está relacionada com os seguintes fatos:
•Divergências entre a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas –
•Sendo entre elas incompatível, a teoria Estruturalista compreende a Teoria Clássica (formal) e a Teoria das Relações Humanas (informal) de maneira sintetizada. As características básicas do estruturalismo são: a totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a soma das partes. Assim, toda modificação de um elemento acarreta a modificação dos outros elementos e relações.
A SOCIEDADE DE ORGANIZAÇÕES
As organizações existem há milhares de anos. No entanto com o desenvolvimento da humanidade, o numero de organizações também vêm crescendo. A sociedade moderna possui tantas e tão diversas organizações que é difícil organizá-las e controlá-las.
AS ORGANIZAÇÕES
A teoria estruturalista estuda as organizações, sua estrutura interna e a relação com demais organizações. Dentre as formais têm-se as organizações complexas, caracterizadas pela complexidade na estrutura, devido ao grande tamanho ou à natureza complicada das operações.
O HOMEM ORGANIZACIONAL
A teoria estruturalista define o homem organizacional como o homem que desempenha papéis em diferentes organizações. Para que o homem moderno tenha sucesso, precisa ter as seguintes características: Flexibilidade; Tolerância às Frustrações; Capacidade de adiar as recompensas; Permanente desejo de realização.
ANÁLISE DAS ORGANIZAÇÕES
Os estruturalistas estudam as organizações de uma maneira mais ampla do que as teorias anteriores. A análise organizacional, do ponto de vista estruturalista, é feita a partir de uma abordagem múltipla que concilia os fundamentos da Teoria Clássica, da Teoria das Relações Humanas e da Teoria da Burocracia.
ORGANIZAÇÕES FORMAL E INFORMAL
Para os estruturalistas a organização formal refere-se ao padrão de organização determinado pela administração: a divisão