TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
CURSO ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
ELISABETH TERRA DE LIMA
14104855
Rio de Janeiro, 17 DE ABRIL DE 2014
(1º/2014)
TRABALHO DE TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO
CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO
ORGANIZAÇÃO E TEORIAS
Administração é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros (organizações) com a finalidade de alcançar metas traçadas.
O planejamento, a organização, a liderança, a execução e o controle são considerados decisões e/ou funções, sem as quais o ato de administrar estaria incompleto.
Para que as organizações funcionem adequadamente e atinjam seus objetivos, é necessário que as tarefas ou funções especializadas sejam executadas.
As organizações são diferentes entre si, não existem duas iguais, assim como as pessoas. Podem durar meses, décadas ou séculos, sobrevivendo aos seus fundadores, ou podem desaparecer repentinamente, pelo simples fato de que não são sistemas perfeitos.
As teorias administrativas são conhecimentos organizados e produzidos pela experiência prática das organizações e são fundamentadas como um conjunto de afirmações e regras, feitas para formatar o que se verifica como realidade.
O século XX trouxe consigo uma grande quantidade de Teorias Administrativas, e de acordo com Chiavenato (2003), as teorias mais importantes e que mais contribuíram para o desenvolvimento das organizações foram:
-1916 - Teoria Clássica da Administração
-1932 - Teoria das Relações Humanas
-1954 - Teoria Neoclássica da Administração
-1909 - Teoria da Burocracia
-1947 - Teoria Estruturalista
-1957 - Teoria Comportamental
-1951 - Teoria dos Sistemas
-1972 - Teoria da Contingência
EVOLUÇÃO DA ESCOLA CLÁSSICA
Na escola do processo administrativo, administrar significa planejar, organizar, dirigir e controlar. Após a Revolução Industrial, foi iniciada a Escola da Administração Científica, devido ao crescimento desordenado das