Aplicação da pesquisa operaciona em problemas de transporte
1 - Introdução
A PO teve sua origem durante a Segunda Guerra Mundial, onde um grupo de pesquisadores conduziu pesquisas para solução de problemas de operações militares.
Após o final do conflito, essas técnicas começaram a ter maior emprego não só no campo militar, mas também nos setores econômicos, governamentais, pessoal e material e outros setores, analisando e orientando os gestores a encontrar a melhor solução para os problemas.
Dentro das vertentes da PO temos:
- Programação Dinâmica: aplicada nas áreas como planejamento de despesas de publicidade, distribuição do esforço de vendas e programação de produção.
- Teoria das Filas: tem aplicação na solução de problemas relativos a congestionamento de tráfego, máquinas de serviços sujeitas a quebra, determinação do nível de uma força de serviço, programação do tráfego aéreo, projetos de represas, programação de produção e operação de hospitais.
- Programação Linear: tem papel relevante, pois proporciona um método eficiente para chegar a uma solução ótima. É uma técnica de programação matemática em que se procura maximizar ou minimizar uma função, sujeitando-a a certas restrições. Tem sido usada com sucesso na solução de problemas relativos à alocação de pessoal, mistura de materiais, distribuição, transporte, carteira de investimento. - Outras técnicas de pesquisa operacional, tais como teoria de estoque, teoria dos jogos e simulação, também têm sido aplicadas com sucesso a diversos contextos.
Segundo Hillier quase todas as doze maiores empresas do mundo, e uma considerável proporção das organizações industriais pequenas, têm grupos de pesquisa operacional estabelecidos. Muitas indústrias, inclusive a de aviação e mísseis, automóveis, comunicações, computadores, energia