logistica - cadeia de valor CSM
Professor: Correia
Alene
Alane
Bruno
Virgilio
Nathalia Morgana
SCM – Supply Chain
Management
Fortaleza – CE
Introdução:
Hoje, os mercados estão cada vez mais globalizados e dinâmicos e os clientes cada vez mais exigentes. Para satisfazê-los, proliferam cada vez mais as linhas e modelos de produtos, com ciclos de vida bem mais curtos. E a coordenação da gestão de materiais, da produção e da distribuição passou a dar respostas mais eficazes aos objetivos de excelência que os negócios exigiam. Surgiu, então, o conceito de Logística Integrada e Supply Chain Management (SCM). Isto significou considerar como elementos ou componentes de um sistema todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição dos materiais até o ponto de consumo final.
O aumento da concorrência tem feito com que as empresas enfrentem o desafio de reduzir custos, tempos de entrega, estoques e preços, ao mesmo tempo em que aumentam a customização, a flexibilidade e a agilidade. O SCM assume importância estratégica. Apesar dos benefícios, sua implementação não é fácil, implicando em grandes desafios tanto internos quanto externos às empresas.
SCM – Supply Chain Management:
O Supply Chain Management ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos é uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência, Nestes tempos modernos em que a exigência de consumo atingiu o limite extremo, o Supply Chain Management, permite às empresas alcançarem melhores padrões de competitividade.
O período entre 1980 e 2000 foi marcado por grandes transformações nos conceitos gerenciais, especialmente em relação a função de operações, outros conceitos surgiram e vêm empolgando as organizações produtivas, dois deles são: a logística Integrada e o SCM.
A primeira começou na