Aplicação da Gestão de Competências por Processos
Aplicação da gestão de competências por processos: um estudo de caso em uma empresa petrolífera
Gabriela Borsatto (GPI/COPPE/UFRJ) gabriela.borsatto@gpi.ufrj.br
Tatiane Shibata (GPI/COPPE/UFRJ) tatiane.tavares@gpi.ufrj.br
Elibel Lessa Santos (GPI/COPPE/UFRJ) elibel.lessa@gpi.ufrj.br
Resumo
A busca por adequação a critérios de excelência de gestão torna-se primordial às empresas do ramo petrolífero que desejam ser referência no setor. Desta forma, o artigo relata como os conceitos da Engenharia de Processos de Negócios associados a um dos seus desdobramentos, a Gestão de Competências por Processos, foram aplicados em uma grande empresa com o objetivo de mapear e otimizar seus processos e melhor gerir suas competências. Será discutido aqui também como o método de Gestão de Competências por
Processos foi implantado, suas vantagens e desvantagens de realização em paralelo ao mapeamento dos processos organizacionais.
Palavras-chave: Engenharia de processos de negócios, Gestão de competências.
1. Introdução
Em meio a um complexo e altamente competitivo ambiente de atuação das empresas de petróleo, a busca por adequação a critérios de excelência para seus sistemas de gestão faz-se altamente necessário a essas empresas que desejam garantir uma posição de destaque e de referência no mercado.
Dado esse contexto, a Engenharia de Processos de Negócios (EPN) e a Gestão de
Competências consolidam-se como fundamentos pertinentes a critérios de gestão das organizações, sendo suas aplicações importantes à identificação e ao entendimento das diversas cadeias de valor existentes e ao auxílio da gestão de um dos principais ativos da organização, a competência humana.
No presente artigo, haverá primeiramente a apresentação de alguns conceitos principais que suportam o método de Gestão de Competências por Processos (GCP), implantado em uma grande empresa do ramo petrolífero. Posteriormente,