Aplicação da Geometria Analítica
A Geometria Analítica trata desde a sua origem, das relações entre as equações algébricas e os objetos geométricos, buscando a simplificação técnica dos problemas geométricos e a interpretação geométrica dos resultados obtidos nos cálculos algébricos.
A ideia de vetores foi desenvolvida com propósitos de utilização na física clássica e também na engenharia civil. O conceito de vetores será aplicado em todos os casos em que envolva módulo, direção e sentido, ou seja, grandezas vetoriais, pois somente com o uso de vetores, tais informações estarão completas.
Os vetores possui a função de representar as grandezas vetoriais (como as forças, velocidades, etc.), possui uma representação gráfica de uma flecha, que representada num espaço em certa escala representara (uma direção um modulo e um sentido).
Para o engenheiro, o conhecimento das grandezas vetoriais é primordial. Os vetores integram praticamente todos os assuntos voltados para a engenharia civil. Guindastes, pontes, elevadores, automóveis, dimensionamento de vigas e treliças, onde estão envolvidos conceitos de força e carregamentos, reações de apoio. São muito requisitados.
Servem de auxílio para calcular o diâmetro de uma barra de ferro ou uma viga que estará sujeita a uma força, ou mesmo em uma coluna é preciso calcular a tração que essa irá receber para o suporte de um prédio por exemplo.
Para o cálculo da tração de uma treliça, coluna, vigas, cabos entre outros é preciso saber o valor da força aplicada, ou seja, é necessário saber o valor desse vetor, para assim poder criar formas de sustentação para determinada construção.
A geometria é muito utilizada em nosso cotidiano. Sem ela não seria possível fazer construções, nem outros objetos de utensílios essenciais no desenvolvimento do homem. Ou seja, a geometria contribuiu muito para o desenvolvimento humano sem esquecer da natureza e do meio que nos envolve.
No nosso dia-a-dia temos a aplicação da geometria em: