Aplicando a ergonomia no setor de telemarketing
A ergonomia, objetiva modificar os sistemas de trabalho para adequar as atividades nele existentes às características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro. Com isso podemos gerar mais segurança, satisfação e bem-estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos.
TIPOS DE ERGONOMIA
Ergonomia de Concepção é o estudo ergonômico de instrumentos e ambiente de trabalho antes da sua construção.
Ergonomia Corretiva é a que modifica sistemas já existentes. Portanto, o estudo ergonômico só é feito após a construção do instrumento e/ou ambiente de trabalho.
Ergonomia Seletiva é feita selecionando o homem ideal e/ou a faixa ideal para as máquinas, atividade ou ambiente de trabalho já existente.
TELEMARKETING
Telemarketing é o termo que designa a promoção de vendas e serviços por telefone. Abrange também cobranças e outros serviços, como atendimento ao consumidor e o suporte técnico, por telefone.
Ele é feito por empresas especializadas, trabalhos de divulgação e de orientação aos clientes de vários segmentos do mercado, sendo praticado em grandes ambientes denominados call center ou central de atendimento. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Nesse setor há um grande número de queixas de dores, que acabam se relacionando não só com os aspectos físicos, mas também, com a organização do trabalho. Ele mantém uma rotina rígida, não possui pausas suficientes e quando possui as empresas não oferecem nenhum atrativo para esse operador. Muitas empresas, não disponibilizam materiais com regulagem para adequar à postura ao operador.
Impossibilitando-o de fazer ajustes na altura do teclado, monitor e na cadeira. E muitos nem se quer tem apoio para os pés. O que resulta no estresse físico e emocional e consequentemente a uma sensibilidade da musculatura nos movimentos repetitivos e posturas fixas.
Um dos principais aspectos que influenciam o