Problemas ambientais
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
PROBLEMAS AMBIENTAIS
2011
INTRODUÇÃO
O crescimento urbano, a poluição das águas, do ar e do solo, a devastação de florestas e o desmatamento da Amazônia são alguns dos grandes problemas ambientais do Brasil. Existem dois tipos de problemas no Brasil: os problemas urbanos mais conhecidos e também os problemas rurais. Os problemas urbanos são mais conhecidos porque há uma grande concentração de pessoas nos centros urbanos. Eles acontecem pela falta de conscientização e também pela falta de educação daqueles que poluem.
Segundo legislação brasileira considera-se impacto ambiental "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente, afetam: I - a saúde, a segurança e o bem estar da população; II - as atividades sociais e econômicas; III - a biota; IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e V - a qualidade dos recursos ambientais" (Resolução CONAMA 001, de 23.01.1986)
A degradação ambiental, principalmente nos grandes centros urbanos, é objeto de preocupações crescentes dos gestores públicos. Conforme os resultados obtidos pelo IBGE através de pesquisa sobre o meio ambiente, os impactos sobre os recursos naturais que mais afligem os gestores ambientais municipais são os problemas nos recursos hídricos (assoreamento e poluição de algum corpo d’água), contaminação do solo e poluição do ar.
A pesquisa mostra ainda que queimadas, desmatamentos e destinação inadequada de esgoto doméstico são as causas mais presentes para o conjunto dos problemas apontados.
Somente através do uso de práticas de manejo, que não agridam o meio ambiente, pode-se assegurar a perpetuidade da produtividade dos ecossistemas para as futuras gerações. Por isso precisamos desenvolver junto às administrações públicas, um modelo de gestão que assegure a preservação ambiental.
2