Problemas Ambientais
Problemas Ambientais no Brasil
PROBLEMAS AMBIENTAIS NO BRASIL
1 – INTRODUÇÃO
! Os problemas ambientais no Brasil estão relacionados
ao
complexo quadro de crise geral e a falta de uma política quanto ao planejamento da utilização dos recursos naturais, o qual tem gerado a
sua
utilização
irracional
com
algumas
perdas
irreversíveis, induzindo a importantes implicações econômicas devido à degradação ambiental. Isso ocorre, na maioria das vezes, devido à visão reducionista dos governos, que cuidam dos fatores ar, água, solo, fauna e flora separadamente. Esta política é traduzida na organização burocrática na qual órgãos, ministérios, secretarias e autarquias, tratam a questão da mesma forma.
! No Brasil, pode-se considerar a questão ambiental como sendo um assunto de extrema emergência de ser estudado. Este fato pode ser apreendido tanto através da análise do ponto de vista dos problemas decorrentes da fase desenvolvimentista, como do ponto de vista da agudização das condições de vida nas cidades e no campo, produzida pela crise atual sócio-política e econômica.
! Os problemas ambientais, no Brasil, referente a sua população
(sociedade/comunidade), na maioria das vezes são analisados como se afetassem ao conjunto da população de maneira indiscriminada. Ainda que isso ocorra, se faz de suma importância destacar que seus efeitos não atingem igualmente todos os seguimentos sociais. Assim, alguns são mais imediatamente sentidos por determinados grupos, seja por sua proximidade cotidiana, ou seja, pela escassez de recursos de que estes dispõem para buscar soluções próprias.
2
Problemas Ambientais no Brasil
2. PROBLEMAS AMBIENTAIS ATUAIS
! Embora estejam acontecendo vários empreendimentos por parte de empresas, novas leis tenham sido sancionadas, acordos internacionais estejam em vigor, a realidade apontada pelas pesquisas mostra que os problemas ambientais ainda são enormes e estão longe de serem