Problemas ambientais
Os problemas ambientais podem ser classificados em três tipos
Observamos as relações gerais da espécie humana com o meio ambiente, desde que o homem aprendera a cultivar as plantas ao seu redor observando o seu crescimento.
De um modo geral os problemas ambientais têm origem pela própria ação da natureza, por exemplo, as queimadas e as erupções vulcânicas. Desconsiderando as causas naturais, os problemas ambientais podem ser percebidos a partir das representações construídas pela humanidade, vistas sob duas dimensões: a biofísica e a social.
Dimensão biofísica
Os problemas ambientais podem ser classificados em três tipos, apresentados a seguir:
Erosão: são retirados do ambiente os elementos que seriam essenciais ao processo de realimentação do sistema, por meio de mudanças de temperatura, dos ventos e do movimento das águas.
É um tipo de degradação que pode ocorrer tanto devido à ação da natureza, como do próprio homem. Inicialmente acontece a erosão laminar, com o tempo caracteriza-se a erosão em sulcos. A etapa mais grave conduz a formação da voçoroca. Quando a terra está protegida pela vegetação, o processo ocorre de forma muito lenta, permitindo ao solo recuperar-se.
Após a erosão, o fenômeno que mais influencia o ingresso de nutrientes em um ecossistema é o DESMATAMENTO que se transforma em problema ambiental na medida em que altera as composições originais, tanto de populações vegetais quanto as de animais.
A desertificação é um fenômeno que tem no desmatamento um de seus componentes principais. Previsões apontavam que, por volta de 2004, a Terra teria perdido quase um terço de seus solos cultiváveis, caso o ritmo de desertificação se mantivesse. Um dos exemplos do efeito da desertificação pode ser visto próximo de nós.
No Brasil, a paisagem das regiões semiáridas no Nordeste é desoladora: crianças subnutridas, animais mortos e a terra transformando-se em barro. As consequências da desertificação podem ser