Fisica
Aluno: Alisson Chagas Sousa
Aluno: Antonio de Sousa Pereira RA:
Aluno: Douglas Derkian RA:
Aluna: Quésia Santos de Almeida RA:
Aluno : Willian Werdinni de Paula RA:
Complementos de Física , Douglas
16 de setembro de 2009
Resumo: Usando um pêndulo simples em pequenas oscilações e variando o comprimento, o peso e o angulo formado entre a posição de equilíbrio do pêndulo , esperamos verificar as influencias dessas variações no movimento do pendulo .
Introdução O movimento harmônico simples é um movimento oscilatório executado por uma partícula submetida a uma força restauradora proporcional ao deslocamento da partícula de sua posição de equilíbrio e de sinal contrário a este deslocamento. Dois elementos importantes no m.h.s. são o período de oscilação e a amplitude do movimento. O período é o tempo de uma oscilação completa de vai-e-vem da partícula e a amplitude é a distância máxima (ou o ângulo máximo) que a partícula se afasta de sua posição de equilíbrio. No m.h.s. o período independe da amplitude. Idealmente, o pêndulo simples é definido como uma partícula suspensa por um fio sem peso. Na prática ele consiste de um pequeno corpo de massa m suspenso em um ponto fixo por um fio inextensível e de peso desprezível .Quando afastado de sua posição de equilíbrio e abandonado , o corpo oscila em torno desta posição .Na figura abaixo , estão representadas as forças que atuam sobre a massa : a tração T do fio e o peso P.
Figura 1
Figura 1
Na figura ao lado temos:
L é o comprimento do fio. θ é o ângulo formado entre a posição de equilíbrio e o ponto de máxima extensão , medido em radianos.
T é a força tração no fio.
P é a força peso.
Px é a força restauradora. m é a massa pendular.
A componente, Px , é a força restauradora do movimento oscilatório do pêndulo e sua intensidade é dada por :
Px≅P senθ=mg senθ
O MHS é caracterizado por uma força restauradora cujo modulo é diretamente proporcional a elongação