Apl 1.1
Amoníaco e compostos de amónio em materiais de uso comum
Actividade Laboratorial de Química
Elaborado por:
Bruno Pessoa
Fábio Silva
João Vitorino
Ilídio Barroca
11º A
Para:
Prof. Araci Pires
Físico-Química
Data de entrega: 04 de Março de 2011
• Objectivos do trabalho:
Esta experiência teve como objectivo detectar azoto amoniacal em dois produtos comerciais diferentes: um limpa-vidros e um adubo (líquido). Também pretendemos verificar se haverá produtos com azoto amoniacal sem que esteja mencionado no rótulo do respectivo produto.
Produto Tipo de produto Nome Fabricante Informação no rótulo
A Limpa-vidros Redex X Holt Lloyd e Raposo, Lda. Não contém amónia (NH4OH)
B Adubo Algoflash Algochimie, S.A. Amoniacal
• Fundamentos teóricos essenciais:
• O que são produtos amoniacais e qual o seu interesse Produtos amoniacais são produtos que possuem na sua constituição química azoto amoniacal. Ou seja, que são compostos por um elemento chamado azoto (N2), sob a forma de amoníaco (NH3) e/ou compostos de amónio (NH4+), consoante o produto. O amoníaco reage facilmente com as gorduras da sujidade originando substâncias solúveis em água, o que permite remover facilmente a sujidade. Alguns constituintes de produtos amoniacais deixam um resíduo que permanece nas superfícies limpas mesmo depois da secagem. No entanto, como o amoníaco é um gás, quando o produto de limpeza amoniacal seca, liberta-se para a atmosfera amoníaco.
• Ensaios efectuados Num primeiro ensaio adicionámos ao produto A (limpa-vidros) e ao produto B (adubo) hidróxido de sódio (NaOH), aquecendo de seguida o tubo de ensaio. Quando se colocou o papel vermelho de tornesol junto do tubo de ensaio de ambos os produtos verificou-se que este mudou para a cor azul.
Equações: NH3 (aq) + H2O (l) NH4+ (aq) + HO- (aq) H+ OH- (aq) + tornesol mudança de cor Num segundo ensaio, molhámos uma vareta de vidro em ácido clorídrico (HCl) e aproximámos da boca do tubo