Apl 1.1
Questão – problema: Dois atletas com pesos diferentes, em queda livre, experimentam ou não a mesma aceleração?
Objectivo: Determinar a aceleração gravítica utilizando corpos de massas diferentes.
Introdução teórica:
Quando lançamos um corpo verticalmente para cima notamos que ele sobe até uma altura máxima de depois cai, porque é atraído pela Terra, o mesmo acontece quando largamos um corpo de uma determinada altura. Se não houvesse a resistência do ar todos os corpos de qualquer peso ou forma, abandonados da mesma altura, levariam o mesmo tempo para atingir o solo.
Este movimento é conhecido como queda livre. O movimento de queda livre é um movimento uniformemente acelerado.
Neste movimento a trajectória é rectilínea, vertical e a aceleração é a mesma para todos os corpos, sendo a força gravítica a única força que actua no corpo. A aceleração da gravidade tem valor de aproximadamente 9,8 m/
O movimento de queda livre de corpos pode ser descrito por:
Onde y0 e v0 são a posição e velocidade iniciais do movimento e escrevemos y(t) tomando um referencial vertical com sentido positivo para baixo. Com essa convenção para h(t), a aceleração g tem sentido positivo, o que resulta no sinal positivo no termo quadrático em t.
Se o corpo começar do repouso, v0 = 0. Se adicionalmente tomamos como origem de y a posição inicial do corpo y0 = 0 e temos a relação simples.
Material:
Suporte universal
Réguas diferentes
Lanterna
Sensor de luz
Calculadora
Procedimento:
1. Seguramos com dois dedos uma régua opaca de forma que a extremidade inferior da régua fique um pouco acima da direção definida pelo feixe luminoso que vai da lâmpada ao sensor de luz.
2. Na máquina de calcular, selecionamos 2-start para iniciar a recolha de dados. O CBL2 emitiu um sinal sonoro quando iniciou a recolha de dados.
3. Largamos a régua após esse sinal e antes do sinal sonoro que assinalou o fim da recolha de dados.
4. A