APERTO DE MÃO
Você provavelmente já deve ter recebido diferentes apertos de mão: dos mais fortes e confiantes aos mais suaves, que fazem parecer que você está chacoalhando uma planta nas mãos. Obviamente, um aperto de mão mais firme demonstra segurança e pode fazer a diferença no mundo dos negócios.
Pesquisas sobre os apertos de mão encontraram uma série de fatos interessantes sobre esse ato tão comum.
Abaixo, listamos algumas dicas que podem fazer a diferença para quem quer impressionar com um bom aperto de mão ou para quem apenas quer ficar de olho no que podem significar esses gestos.
Vladimir Putin usando a posição superior para o aperto de mão com Obama. Fonte da imagem: Reprodução/The Week
A primeira lição é sobre a forma como você posiciona a mão: quem a coloca pelo lado superior, com a palma virada para baixo, tem a intensão de ter o controle do encontro. O mesmo ocorre de forma inversa. Ao posicionar a mão de forma inferior, você indica submissão, demonstrando que a outra pessoa pode ter controle naquele momento.
Vice-presidente dos Estados Unidos em aperto de mão com o Primeiro-ministro britânico. Fonte da imagem: Reprodução/The Week
Para apertos de mão feitos de forma lateral, posando para uma foto, a vantagem é sempre da pessoa que fica do lado esquerdo do fotógrafo. Quem cruza o braço por cima de seu corpo parece sempre estar em uma posição de poder maior se comparado a quem fica com o corpo aberto e cotovelo dobrado.
Já o aperto feito com duas mãos, ao contrário dos outros modos, demonstra intimidade. A pessoa que faz o aperto dessa forma demonstra carinho ao aumentar o contato físico, mas ao mesmo tempo essa pode ser uma boa forma de recuperar o controle caso a outra pessoa dê um aperto com a mão em posição superior.
Papa Bento XVI em um aperto de mão duplo com Joachim Gauck, presidente da Alemanha. Fonte da imagem: Reprodução/The Week
Ao mesmo tempo em que a posição indica a ligação íntima, também pode demonstrar controle. Mas