Regras e protocolo
CUMPRIMENTAR E SAUDAR PRECEDÊNCIAS
Temas abordados:
Precedências Como/Quando/Onde/Porquê/Para quê Precedências de carro e a pé Saudação verbal/gestual Aperto de mãos Abraços Beijos Cumprimentos, diferenças a nível mundial
Definição
O cumprimento é uma forma de saudação amigável entre duas pessoas ou entidades, geralmente com algum gesto ou fala.
PRECEDÊNCIAS
Apesar de vivermos numa sociedade livre, democrática e igualitária, a etiqueta reconhece as precedências de todas as pessoas em qualquer evento. Apresentação de pessoas por hierarquia; Mulher Vs Homem; Ato de boa educação; Gesto de amizade, cordial e espontâneo;
A saudação deve apresentar realmente o desejo de que a pessoa a quem cumprimentamos tenha um “bom dia” uma “boa tarde” uma “boa noite”, ou o real prazer em vê-lo de novo. A precedência interfere também sobre a iniciativa dos cumprimentos, a pessoa mais importante estenderá a mão a quem foi apresentada ou acena a cabeça e fará o primeiro cumprimento. Apresenta-se sempre primeiro o nome da pessoa menos importante.
Os cumprimentos nunca serão pronunciados ao mesmo tempo pelas duas partes. Fora de uma apresentação, quando um funcionário encontra o seu chefe, é dele a obrigação de saudar, por exemplo, dizer “bom dia”.
Primeiro diga o nome da pessoa de menor categoria e só depois apresente a de maior categoria. Se for caso de senhores e senhoras o senhor é apresentado à senhora. No caso de uma pessoa idosa e de uma jovem, deve apresentar primeiro o/a jovem e depois a pessoa idosa. No protocolo empresarial primeiro diz-se o nome do executivo da empresa e depois o do cliente.
Quando se apresenta alguém, o seu nome deve ser dito em tom perceptível. Contudo, se não entender, não é incorrecto pedir para repetir; errado é ficar na dúvida. Jamais traduza os graus académicos. Para os ingleses e franceses só há doutores os médicos.
COMO/QUANDO/ONDE/PORQUÊ/PARA QUÊ
PRECEDÊNCIAS DE CARRO E A PÉ
PRECEDÊNCIAS