Crack um problema social
As drogas mais conhecidas pela sociedade em geral são álcool, cigarro, maconha, cocaína, heroína, LSD, só para dar alguns exemplos. São cada vez mais usadas hoje em dia,e os problemas provocados pelo seu uso são cada vez mais graves, no mundo todo. O uso de algumas dessas drogas é permitido (são as drogas lícitas, como o álcool e o cigarro entre outras). As outras, como maconha e cocaína, não são permitidas por lei (são as drogas ilícitas).
O mecanismo de ação do álcool, da maconha, da cocaína e de outras drogas é bastante complexo. No desenvolvimento do estudo fica claro que a droga pode ser usada por várias vias: o álcool é ingerido; a maconha é fumada; a cocaína pode ser fumada (como é o caso do “crack”, mistura de cocaína com solventes orgânicos), inalada ou usada por via intravenosa; a heroína é geralmente usada por via intravenosa.
No caso do álcool, após a ingestão, há rápida absorção pelo estômago, e então essa substância chega à corrente sanguínea. No caso da droga ser fumada, como o “crack”, ela chega aos pulmões e à corrente sanguínea em segundos. Do sangue, a droga consumida chega ao cérebro. Quanto mais rápido a droga chegar ao cérebro, como no caso dela ser fumada ou usada via intravenosas, mais rápidas serão seus efeitos, podendo ocorrer em alguns segundos após o uso.
Historicamente tem-se a relação entre algo ruim ou nocivo com a nomenclatura Droga. Na verdade o termo droga é bastante amplo e refere-se, de acordo com a ciência farmacologia, a qualquer substância química que ao entrar em contato com o corpo humano ou outro organismo vivo produz efeitos clínicos.
Por ser uma definição bastante ampla, a sociedade sempre procurou formas de simplificar essa conceituação, e assim surgiram diferentes sinonímias para a palavra droga, entre elas:
Conceito clássico: "Droga é toda