Didática
Tema 8 - Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem
Prof.ª Milene Silva
"Avaliar
é
localizar
necessidades
e
se
comprometer com sua superação. Enquanto os alunos se perguntam o que fazer para
recuperar a nota, os professores devem se questionar como recuperar a aprendizagem".
Celso Vasconcelos
Objetivos de aprendizagem:
Compreender as relações entre avaliação da aprendizagem e as concepções pedagógicas. Conhecer os princípios básicos do que é avaliar. Distinguir entre avaliar, testar e medir.
A avaliação acompanha todo o processo de aprendizagem e não só um momento
privilegiado, pois é um instrumento de feedback contínuo para o educando e para todos os participantes. Nesse sentido, fala da consecução ou não dos objetivos da aprendizagem.
Muitos professores ainda têm em mente que avaliar é somente aplicar uma prova, e a usam como único instrumento para tal, além de colocá-la como instrumento de controle,
ameaçando. E, nesse sentido, elaboram provas para comprovar que o aluno não aprendeu.
A forma de conceber a avaliação reflete uma postura filosófica em face a educação. Concepção pedagógica arcaica – educação concebida como mera transmissão e memorização de informações prontas – aluno visto como um ser passivo e receptivo. (tendências)
Numa concepção pedagógica mais moderna, baseada na Psicologia Genética, a educação é concebida como vivência múltiplas e variadas de experiências em vista o tendo
desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social do educando. Nessa abordagem, o aluno é um ser ativo e dinâmico, que participa do seu próprio conhecimento.
O ato de avaliar consiste em verificar se os objetivos estão sendo atingidos e em que grau se dá essa consecução, para ajudar o aluno a avançar na aprendizagem e na construção de seu saber. Nessa perspectiva, a avaliação assume um sentido orientador e cooperativo.
A prática escolar predominante ainda se realiza dentro de