apelação
VACINAÇÃO Já estudamos as doenças transmissíveis que podem ser evitadas e até erradicadas, através da vacinação. Neste trabalho vamos estudar sobre as vacinas. Consideremos um grande desafio eliminar do nosso País doenças já erradicadas em alguns Países do mundo.
PROGRAMA NACIONAL E IMUNIZAÇÃO – PNI
O PNI foi criado em 1973 pelo Governo Federal, com o objetivo de controlar e erradicar a poliomielite, o sarampo, o tétano, a coqueluche, a difteria, a caxumba, a rubéola e a tuberculose, mediante a vacinação sistemática da população exposta a essas doenças e coordenar a utilização e o suprimento de alguns imunobiológicos indicados em situações especiais ou em grupos populacionais específicos.
O PNI é de responsabilidade institucional do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais de Saúde.
Para atingir os objetivos propostos, o PNI, editou um Manual de Procedimentos para Vacinação, onde estabelece as linhas gerais para a administração dos imunobiológicos na rede de serviços de saúde, padroniza e disciplina os critérios e técnicas para administração de vacina e soros utilizados pelo Programa.
A seguir, veremos detalhadamente, pontos do manual citado, que são de maior interesse para o curso.
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA SALA DE VACINAÇÃO
A Sala de Vacinação é o local destinado à administração dos imunobiológicos, sendo necessário, por isso, que as suas instalações atendam a um mínimo de condições: as paredes e pisos devem ser laváveis; deve Ter pi a interruptores para uso exclusivo de cada equipamento elétrico; ser arejada e bem iluminada, evitando-se, porém, a incidência de luz solar direta; manter em boas condições de higiene.
O ideal é que a sala de vacinação seja exclusiva para a administração dos imunobiológicos e tenha, se possível, entrada e saída independentes. Nos locais onde há grande demanda, pode-se utilizar duas salas com comunicação direta, uma para a triagem e a orientação da clientela e