Melhoria
Ao longo do ano em que o grupo visitou a empresa Frigolanches, alguns pontos a serem melhorados foram observados. Dentre os pontos encontrados, o grupo determinou por meio de analises qual seria o mais importante e viável, ou seja, que teria maior impacto em seu desempenho no momento em a empresa se encontra.
Sabendo que a empresa está pretendendo expandir as vendas no varejo e terá que se adaptar às novas necessidades desse mercado, o grupo entrou em consenso e optou por propor à empresa um plano de marketing. A melhoria proposta terá algumas frentes que a auxiliarão nesse processo.
Atualmente, a Frigolanches conta com um marketing escasso: o site, que poderia ser uma boa ferramenta para divulgar o produto, encontra-se em manutenção e sua única utilidade é para os clientes fazerem seus pedidos; a embalagem do produto tem pouco apelo visual, aspecto que é importante no varejo, mercado que ela pretende atuar; também falta à empresa material de divulgação dos lanches, como, por exemplo, um cardápio, que ajudasse a vendedora na apresentação diante os clientes. Por Raul Corrêa da Silva
As micro e pequenas empresas respondem por 67% dos empregos no Estado de São Paulo, o mais importante ente econômico da Federação. Isso pode nos dar idéia da importância desse setor para a economia nacional. Porém, enquanto grandes empresas se perpetuam, crescem e se desenvolvem por várias gerações, 71% das micro e pequenas empresas abertas anualmente no Brasil fecham antes de completar cinco anos.
Já que as pequenas empresas são tão representativas para a economia do País, por que têm uma taxa de mortalidade tão assustadora? As respostas podem ser várias. Alta carga tributária, falta de capital de giro, dificuldade em obter empréstimo, impossibilidade de reduzir custos, baixa rentabilidade ou até concorrência desleal das grandes empresas concorrentes são algumas delas. Nem o melhor dos financiamentos, nem as mais baixas taxas de juros poderão salvar da