A TRAJETÓRIA DO ASSISTENTE SOCIAL E OS DESAFIOS DA ATUALIDADE
Bruno Rafael Nunes Machado1
RESUMO
O presente trabalho surgiu a partir da disciplina Supervisão de Estágio II, ministrado pela Profª Mcs. Merize Américo da Universidade Federal do Pará Campus do Marajó – Breves, onde nos possibilitou desenvolver o trabalho a respeito da temática da trajetória da atuação do profissional de Serviço Social frente ao projeto ético-político profissional apresentado pela categoria e as demandas advindas da população pauperizada que procuram o serviço do CRAS na contemporaneidade.
Palavras-Chave: Assistência Social, Atuação profissional, Projeto Ético-Político e Serviço Social.
ABSTRACT
This work arose from the discipline Supervision Stage II, taught by Prof. Mcs. Mérize Americo Federal University of Pará Campus Marajó - Brief, which allowed us to develop the work on the theme of the course of the professional practice of Social Service against the ethical-political project presented by professional category and the demands arising from the impoverished population that seek the service of CRAS nowadays.
Keywords: Social Assistance, Professional Practice, Project Ethical-Political and Social Services.
Introdução
A concepção da política de Assistência Social no Brasil é fruto de uma construção histórica e está diretamente relacionada às transformações societárias contemporâneas na economia e da própria política social.
O reconhecimento legal da Assistência Social configurada como direito social e dever político acontece tardiamente, a partir da Constituição Federal de 1988, e da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), de 1993. Contudo, a aprovação da Constituição, que pela primeira vez assegurou inúmeros direitos sociais, a saúde como direito universal, e a Assistência Social como política pública não contributiva, direito do cidadão e dever do Estado, representou um campo importante de disputas e de conquistas entre as classes sociais em torno da