aparelhos topograficos
Na sociedade atual, engenheiro civil carrega consigo uma série de responsabilidades. É caracterizado pela necessidade contínua de aperfeiçoar seus conhecimentos e aptidões, ao mesmo tempo em que deverá fazer uso de suas habilidades e percepção afiada, de modo que seus projetos e avaliações estejam harmonizados com o ponto de vista político, econômico, social e ecológico.
O conhecimento científico é essencial para o desenvolvimento das competências necessárias ao engenheiro. Não apenas aquele adquirido no decorrer do curso, mas também o conhecimento contextualizado, adquirido por meio das habilidades desenvolvidas no decorrer da vida .
Este profissional deve estar apto a identificar e avaliar a viabilidade de tecnologias apropriadas. Deve administrar, fiscalizar e executar projetos de forma a identificar e resolver problemas que eventualmente possam surgir, no intuito de inovar e empreender para o desenvolvimento profissional e da sociedade.
Em um verdadeiro engenheiro civil, é imprescindível que seja exímio conhecedor das ciências que envolvem sua área de atuação. As competências exigidas se traduzem num conjunto de habilidades e atitudes aplicáveis em determinadas situações. Entretanto, de nada vale ser hábil e não possuir saber necessário para aplicar à situação prática.
Assim, pode-se dizer que o conhecimento é a base, são as informações que o profissional moldar e adaptar para desenvolver as devidas competências profissionais. É em todo este conjunto de saberes que o profissional vai buscar alternativas e soluções, e ainda todo o necessário para as suas criações.
Thales Pereira de Freitas¹; Raphael Pereira Lopes¹
Acadêmicos do segundo período Engenharia Civil UNIPACTO