Aparelhos topograficos
A topografia é uma ciência que estuda a representação detalhada de uma porção limitada de terra, como seus contornos, dimensões e posições relativas. Como para todo fim nos utilizamos de meios, na topografia aplicamos diversos materiais e métodos para assim chegarmos ao objetivo dessa ciência. A aula ministrada teve por objetivo, nos apresentar esses materiais e as correspondentes funções de cada um.
Aparelhos Topográficos
Diastímetros
• Trena - graduadas em metros, decímetros e centímetros comprimento variável até 50 m (mais usado de 20 m ). • Fitas de aço - lamina de aço inoxidável graduadas em metros e decímetros comprimento de 20m a 100 m • Corrente - constituída de fuzis de aço ou ferro reunidos dois a dois por meio de elos, distância entre elos de 20 cm e a cada 2 m há um pendente metálico o comprimento mais comum é de 20 m.
Balizas Hastes de madeira ou ferro tem um formato arredondado ou sextavado, servem para materializar a ordenada vertical ( facilitar a leitura de outro ponto). Pintada com gomos de 50 cm alternados nas cores vermelho e branco e a ponta que se coloca sobre o piquete é munida de uma ponteira de aço.
Piquetes São utilizados para materializarmos os pontos topográficos. Podem ser de forma circular ou quadrada, e com comprimento variável de 15 a 20 cm. São feitos em madeira com espessura de 2 a 7 cm. Devem ser cravados de forma a ficar de 3 a 5 cm para fora da superfície do terreno.
Estacas ou testemunhas São de madeira, usadas para facilitar a visualização do piquete no campo, bem como para conter seu número de referência, se assim houver. Têm dimensões