Equipamentos e Acessorios topográficos
Para que se possa realizar um levantamento de uma planta topográfica é necessário à utilização de instrumentos específicos.
Em uma aula prática realizada em 01 de março de 2014, no mini auditório, sala 563, localizado no Complexo Laboratorial, prédio 6, do Centro Universitário Luterano de Palmas – ULBRA, a turma 3713, ministrada pelo Professor Joaquim José de Carvalho, os alunos de Topografia I tiveram como objetivo conhecer previamente os principais acessórios e equipamentos topográficos, assim como suas funcionalidades, características, preservação e manuseio.
2. OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é dar subsídios conceituais e apresentar os materiais e acessórios utilizados na medição de um terreno, para facilitar o acompanhamento do aluno na aplicação das aulas teóricas e práticas, servindo também como material de estudo para as avaliações a serem efetuadas da disciplina de Topografia I, pela Universidade Luterana de Palmas.
3. METODOLOGIA
Exposição e explicação dos acessórios e equipamentos utilizados na topografia, para que se possa realizar um levantamentos de dados de um terreno qualquer bem como informações importantes quanto ao transporte dos equipamentos, formas de empunhaduras e fixação em pontos específicos.
4. DESENVOLVIMENTO
Os instrumentos topográficos são divididos em dois grupos, acessórios e equipamentos. Os instrumentos que não permite permitem medir as grandezas topográficas são os acessórios, já, os que possibilitam medir grandezas topográficas são os equipamentos.
4.1. ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS
Os acessórios topográficos, são: piquetes, estacas ou testemunhas, marreta, nível de cantoneira, baliza, fio de prumo, tripé, prismas e haste para prisma.
Os piquetes, são baratos e fáceis de aquisição, pode ser de madeira ou de metal, quadrática ou circular, com