APARELHO UROGENITAL
INTRODUÇÃO:
O aparelho urogenital e composto pelos órgãos responsáveis pela produção e excreção de urina (aparelho urinário) e produção de gametas (aparelho genital).
O aparelho urinário é constituídos pelos órgãos uropoiéticos, ou seja, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente, até a oportunidade de ser eliminada para o exterior.
Este aparelho pode ser dividido em órgãos secretores, que produzem a urina, e órgãos excretores que são encarregados de processar as drenagem da urina para fora do corpo. Os órgãos secretores são os rins, enquanto que os excretores formam um conjunto de tubos entre os quais se intercala um reservatório, que é a bexiga urinária.
Da bexiga parte um tubo impar, que vai se abrir no meio ambiente, chamado uretra.
No macho a uretra é comum para a urina e para o esperma. Enquanto que na fêmea são completamente independentes.
RIM
É um órgão par (direito e esquerdo), com forma comparável a de um feijão, de coloração vermelho marrom.
Estão situados contra a parede dorsal do abdome, em cada lado da coluna vertebral, sendo o esquerdo ligeiramente deslocado no sentido cranial em relação ao direito.
Cada rim apresenta duas faces, dois bordos e dois pólos. As duas faces, uma dorsal e outra ventral, são lisas, porem e ventral é mais abaulada e a dorsal mais plana. Quanto as bordas uma é medial e a outra lateral, a primeira é côncava e apresenta o hilo renal, que nada mais é do que o local onde penetram e saem as artérias, veias e nervo renais. o hilo conduz ao seio renal que acomoda a pelve renal.
Cranialmente ao pólo cranial encontra-se uma formação independente ao rim e com o qual mantém somente relação de contigüidade, que é a glândula supra-renal. Os rins estão cobertos por uma cápsula de tecido conjuntivo. Se fizermos um corte frontal encontramos abaixo desta cápsula em córtex externo e uma medula interna. É no córtex que se localiza o nefron – unidade funcional do rim – que converge para a pelve renal,