Aparelho urogenital (medicina veterinaria)
Rins – Responsáveis pela produção de urina;
Ureteres - São os canais condutores da urina dos rins para bexiga;
Bexiga – Reservatório da urina;
Uretra – canal condutor final da urina para o meio externo.
As funções desse aparelho é fazer a excreção de ureia, acido úrico, creatinina, água, eletrólitros e outros. Produção de Renina, Eritropoitina, Calcitrocina, produção da forma ativa da vitamina D, e fazer a gliconeogênise em jejum prolongado. A homeostasia do sistema circulatório.
É um trato contínuo, originando-se como um de órgãos: os rins, composto por córtez e medula e que podem ser unilobares e multilobares. Possui acentuadas modificações luminais para absorção e excreção, incluindo células com bordas em escova e invaginações da membrana basolateral. O Néfron é a principal estrutura e unidade funcional, subdividido em corpúsculo renal com glomérulo, túbulo proximal, túbulo descendente, túbulo ascendente da alça de henle e o túbulo distal, túbulos coletores e ductos coletores.
As células principais: Células mesangiais, pódocitos, revestimento epitelial do túbulo urinífero (escamoso simples e células cúbicas), células intertíciais, células justaglomerulares, células principais e intercaladas dos ductos coletores.
Rim – A maioria das atividades do sistema urinário é desempenhada pelos rins, os quais são pareados, independentemente da espécie. Os rins variam de tamanho e de forma de acordo com o animal doméstico. Em carnívoros e pequenos ruminantes, cada rim é liso e em forma de feijão, nos felinos teremos algo diferente para identifica-lo abaixo da cápsula visualizaremos as veias capsulares desenvolvidas. Embora liso no cavalo, o rim tem formato mais parecido com coração o do lado Direito e com embrião o do lado esquerdo, e em grandes ruminantes, ele é oval é lobado ou em formato de pedras arredondadas, em vez de lisos. Medialmente tem o hilo, e possui um fina cápsula de tecido conjuntivo denso