serviço social
Este relatório tem por finalidade de relacionar a minha vivência no campo de estágio supervisionado na área da Assistência Social. Onde poço relatar o que foi feito, as dificuldades e as observações decorrentes do Estágio Supervisionado I em Serviço Social, dentro do CRAS Virgolândia; relatar a vivência no campo de estágio junto com a prática na assistência Social e apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular.
DESENVOVIMENTO
Relatando a estrutura organizacional O CRAS de Virgolândia; situa-se na Rua Cônego Avelino, bairro Centro, está vinculado com a Secretaria da Assistência Social. Em relação à estrutura organizacional, possui uma área, 04 salas de atendimento, sendo uma para a Assistente Social, advogada e psicóloga e a outra para atendimento da Bolsa Família, uma recepção, cozinha e 03 banheiros. No atendimento do CRAS, são feitos atendimentos direto com o usuário, tanto na unidade como em visitas domiciliares.
O CRAS trabalha em parceria com o conselho tutelar, CMDCA- (conselho municipal dos direitos da criança e da adolescente), PETI- (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Ministério Publico, Delegacia de Policia Civil, Policia Militar. PROJOVEM (Programa Nacional de Inclusão dos Jovens)
Possui uma equipe interdisciplinar composta por; 01- Coordenadora, 01-Advogada, 01-Psicóloga, 01 Assistente Social, 01 Auxiliar Administrativo, 01 Auxiliar de Serviços Gerais.
O CRAS é o Centro de Referência de Assistência Social, também conhecido como: Casa das Famílias. São oferecidos serviços continuados e ações de proteção social básica de assistência social, que tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e do fortalecimento de vínculos comunitário. É uma unidade publica estatal de descentralização da política Nacional de Assistência Social (PNAS).
O objetivo do CRAS é: o principal serviço ofertado pelo CRAS é o serviço de Proteção e Atendimento