HCAFRO Nilma Gomes
1239 palavras
5 páginas
“ALGUNS TERMOS E CONCEITOS PRESENTES NO DEBATE SOBRERELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL: UMA BREVE DISCUSSÃO“ – NILMA LINO GOMES
David Nitai Silva Lima1
Introdução:
Discussão sobre relações raciais no Brasil é permeada por uma diversidade de termos e conceitos. Essas discussões tratam também do histórico social e cultural dos negros e brancos, deixando claro e evidente as grandes desigualdades de direitos entre os grupos raciais diferentes.
Identidade:
O termo identidade sempre esteve presente em todas as sociedades humanas. Para entendermos o termo identidade é necessário conhecer o conceito cultural de grupos sociais, como índios, mulheres, negros, homossexuais, homens, entre outros.
Porém não podemos relacionar identidade somente ao nível cultural, sendo que o termo identidade abrange diversos níveis, como sócio-político, histórico e também biológico.
Identidade Negra:
A identidade negra é entendida como uma construção social, histórica, cultural e plural. Desse modo somos sujeitos de identidades transitórias, por isso a identidade negra possui caráter fragmentado, instável, histórico e plural.
A construção de uma identidade negra é um processo gradativo e que envolve diversas causas, desde as primeiras relações estabelecidas nesse determinado grupo social. Geralmente este processo se inicia na família e vai criando ramificações a partir das outras relações que o sujeito estabelece. A cor é um marca texto e é mais uma forma de proteger os oprimidos e discriminados.
Podemos concluir que a identidade negra também é construída nas escolas e nesse caso, a escola possui a responsabilidade social e educativa de compreendê-la e respeitá-la sem qualquer tipo de preconceito.
Raça:
Termo feito para detectar a evolução e o desenvolvimento humano de uma forma biológica. O uso do termo raça sempre produziu uma longa discussão no campo das ciências sociais de um modo geral e nada vida do povo brasileiro. Essa discussão em relação ao uso do termo raça para nomear ou identificar